GEOMARKETING PARA FRANQUIAS
O estudo de Geomarketing para franquias permite avaliar os pontos de venda (PDV) existentes da rede em estudo e possibilita apontar novas oportunidades de negócios sem comprometer o mercado já conquistado (canibalização).
A atuação inteligente no mercado e a cobertura territorial dos franqueados são importantes para a consolidação da marca junto ao público target. Além disso, auxilia na otimização do tempo, dos gastos com distribuição da matéria-prima, na visitação, acompanhamento e desempenho dos pdv’s.
As análises geomercadológicas podem caminhar em duas direções. A primeira indica a melhor localização para instalar um novo pdv, avaliando as unidades já existentes, a concorrência e a concentração do público target.
A segunda consiste na avaliação do desempenho de uma loja em funcionamento, cruzando o potencial de demanda da “Área de Influência” delimitada, com as vendas mensais da unidade, a concorrência e o público target. Nesse tipo de estudo a utilização do banco de dados com o endereço residencial dos clientes e o valor do ticket médio de compras, pode trazer resultados ainda mais significativos, pois possibilita cruzar informações entre o potencial de demanda e o valor captado (resultando em um market share ou penetração de mercado).
Delimitação da Área de Atuação do Franqueado – Território de Contrato
Contratualmente, as “Áreas de Influência” são importantes para estabelecer os territórios que cada franqueado poderá atuar. Durante o processo de expansão de uma marca, é comum ocorrerem “invasões” mercadológicas de áreas entre os franqueados, caracterizando canibalização de demanda e queda de rendimento das unidades envolvidas no processo.
Razões como essa reforçam a necessidade de desenvolver uma ação planejada para um crescimento sólido e sustentável. A delimitação das regiões contratuais (territórios) permite direcionar o crescimento de uma rede de franquias sem que haja conflito de interesses, extraindo o máximo possível do potencial de cada área de atuação.
Somos uma empresa filiada a Associação Brasileira de Franquias – ABF