O QUE É GEOMARKETING?
GEOMARKETING É uma especialização do Marketing, na qual o aspecto geográfico é enfatizado.
Portanto, a definição de um local avaliado é o ponto de partida para a delimitação de uma região, onde serão mensuradas a demanda e a oferta a serem analisadas – região na qual denominamos “Área de Influência”.
Qual é a diferença entre GEOMARKETING e GEOPROCESSAMENTO?
Geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas que possibilitam gerar as informações em mapas digitais por meio de dados de latitude e longitude. Essas coordenadas permitem que as junções delas gerem pontos, linhas ou polígonos digitais em mapas.
O Incra, por exemplo, exige que o Geoprocessamento seja executado para permitir a delimitação precisa de imóveis rurais, descrevendo seus limites, características e confrontações.
Já o Geomarketing, como foi dito anteriormente, é uma especialização do marketing que enfatiza aspectos geográficos para a avaliação de um local ou uma região. Dessa maneira, algumas variáveis pertinentes aos tipos de negócios são mensuradas e avaliadas, gerando dados e informações aos analistas especializados, posteriormente, apontando seus diagnósticos mercadológicos.
Geomarketing Software
Há um grande erro em associar Geomarketing com um software. Na verdade, Geomarketing está muito mais relacionado às análises geográficas, voltadas a Mercadologia e a Demografia do que um programa ou um sistema propriamente dito.
O que existe são softwares de geoprocessamento ou GIS (Geographic Information Systems) que fazem parte do processo de análise, portanto, um software é “um meio” e não “um fim” para se chegar a uma resposta ou um objetivo, mediante análises de caráter geográfico.
Há inúmeros programas que suprem diversas necessidades de visualização espacial, como por exemplo, Mapinfo, ArcGis/ArcView, ArcInfo, Grass, Geomedia, MapWindow, Spring (free), entre outros.
Os dois primeiros são os mais utilizados aqui no Brasil, o Mapinfo é um software menos técnico e mais voltado para manipulações de dados geográficos, criação de mapas temáticos, apresentações e impressões de qualidade.
Já o ArcGis/ArcView também possui as mesmas caraterísticas, mas tradicionalmente trata-se de um software de GIS, com sistemas de mapeamento muito mais preciso, usado para mapeamentos de estruturas “rasters” e “vetoriais”, cartografia digital, topografia, sensoriamento remoto, entre outras aplicações mais específicas.
Metodologia de trabalho
Ao contratar a InSite Geomarketing, algumas variáveis são estudadas com muita atenção para a inicialização do projeto. Por exemplo, a localização do imóvel em relação à cidade, os acessos e o sistema viário, o potencial de atratividade do imóvel (ou terreno) em relação à população do entorno, o fluxo de pedestres e veículos e a homogeneidade de rendimento (renda média familiar), etc.
As avaliações corretas desses atributos mercadológicos norteiam o dimensionamento da “Área de Influência”.
Área de Influência
Essa etapa é uma das fases mais importantes de um estudo de Geomarketing. Conceitualmente, além dos atributos mercadológicos, o segmento de negócio a ser avaliado também interfere no dimensionamento da área.
Além de nortear o levantamento da oferta e dos demais itens de negócio pertinentes ao estudo, ela possibilita o dimensionamento do potencial de demanda e das variáveis demográficos com o perfil da população residente.
O dimensionamento coerente da “Área de Influência” propicia a visualização precisa do cenário mercadológico estudado, apresentando variáveis e números realistas. A InSite busca sempre traçar cenários realistas para evitar projeções superestimadas ou mesmo subestimadas do potencial da área de vendas do futuro empreendimento.
Levantamento de Campo
Após a delimitação da “Área de Influência”, é realizado o levantamento de campo, onde é quantificada e qualificada a oferta com as informações da localização e as características detalhadas dos principais operadores, como metragem da área de venda, “check-outs”, vagas de estacionamento, padrão operacional e avaliações de visibilidade, acessibilidade e movimento da loja.
Índice de Penetração ou Índice de Oportunidade
O “Índice de Penetração de Mercado” é uma ferramenta muito importante de análise geográfica para pontos de venda já existentes, pois permite visualizar as microrregiões da “Área de Influência” que possuem maior participação relativa do público target sobre a demanda potencial. Para visualizar quais regiões dentro da “Área de Influência” estão sendo pouco exploradas, é preciso o cadastro dos clientes com o endereço residencial e o valor do ticket médio das compras.
Os resultados desse índice podem ser visualizados em mapas temáticos, por meio de gradientes de cores que classificam cada microrregião da “Área de Influência” em intervalos de “penetração de mercado”, faixas distribuídas em vários níveis de atratividade.
Essa informação pode direcionar, por exemplo, ações de marketing direto nas regiões com baixo desempenho, potencializando a captação da demanda disponível e pouca atendida pela unidade existente.